Na área de energia renovável, a ENINSA atua no desenvolvimento de projetos e estruturação financeira nos seguintes segmentos:
As Pequenas Centrais Hidrelétricas ("PCHs") são usinas com potência instalada entre 1MW e 30MW que se enquadram nas regras internacionais de proteção ao meio ambiente como fonte limpa e renovável de energia graças ao seu baixo impacto ambiental, além de oferecerem uma série de benefícios adicionais como:
A ENINSA possui um portfólio de 2 PCHs em desenvolvimento.
As Centrais de Geração Hidrelétrica ("CGHs") são usinas com potência instalada de até 1MW que, além de oferecerem as mesmas vantagens das PCHs, apresentam os seguintes benefícios adicionais:
A Eninsa possui um portfólio de 12 CGHs em diversos estágios de desenvolvimento além do desenvolvimento, estruturação e implementação de 1 CGH atualmente em operação.
É a energia gerada pelas Usinas Termelétricas ("UTEs") que utilizam a combustão de material orgânico residual de processos industriais, como: bagaço da cana, casca de arroz, resíduos de madeira, queima de biogás, etc. para gerar energia. Graças ao fato de possibilitarem a queima de resíduos que de outra forma se decomporiam no meio ambiente produzindo gás metano, xurume e outros detritos, se enquadram nas regras internacionais de proteção ao meio ambiente como fonte limpa e renovável de energia. Possuem prazo de construção curto (1 a 2 anos), alto rendimento (fator de capacidade acima de 90%) e se localizam próximo aos centros de consumo.
A atuação da ENINSA nesta área está focada em projetos em parceria com as empresas geradoras da biomassa como subproduto de seu processo produtivo e em assessoria financeira para empreendedores do setor.
São as usinas que convertem a energia cinética das massas de ar em movimento em energia elétrica com a utilização de turbinas eólicas. As usinas eólicas se enquadram nas regras internacionais de proteção ao meio ambiente como fonte limpa e renovável de energia e apresentam, além dos benefícios desfrutados pelas PCHs e UTEs os seguintes benefícios adicionais:
A ENINSA está desenvolvendo projetos eólicos na região Sul e Nordeste do Brasil.
A ENINSA está estudando algumas possibilidades ainda embrionárias na área de geração de energia solar através de painéis fotovoltaicos e plantas termosolares. A viabilidade de projetos de energia solar ainda depende da aprovação de programa de incentivos e subsídios governamentais em discussão.